Conhecer um dos países mais seguros de África, repleto de vida selvagem, paisagens deslumbrantes, e com um misto de acampamento e lodges bem confortáveis, esta aventura em self-drive vai fazer com que nunca mais queira passar umas férias sossegado. Esta expedição à Namíbia vai mudar a sua forma de viajar para sempre.
É em Windhoek que tudo começa, mas é à medida que nos vamos afastando da capital que depressa nos apercebemos que à algo muito maior que nós pelo tamanho e pela vastidão do nada que existe, o deserto do Namib. Aqui, no deserto mais antigo do mundo as dunas são grandes, muito grandes. O sol torna-as laranja e de noite a lua e as estrelas pintam-nas de prateado. É em Sossusvlei que ficamos e onde visitaremos o Dead Vlei, uma das paisagens mais fora deste mundo que alguma vez irá ver.
E se espera ver animais nesta aventura, não espere mais, porque o Etosha Park está cheio deles. Vamos entrar num dos parques mais famosos de África e animais para fotografar não vão faltar!
A Namíbia é o segundo país menos populoso do mundo. São em média 3 pessoas por km2. Aqui a beleza paisagística com vistas inóspitas faz nos cair numa realidade bem diferente à que estamos habituados. Muitos e muitos quilómetros sem ver uma pessoa. Por vezes somos transportados para o passado, para um mundo que não é nosso mas sim da Natureza. É ela que manda aqui. E é um privilegio assistir a isto.
O mais impressionante é ver que este país tão inóspito a albergar animais com uma capacidade de resistência sobrenatural, por exemplo: os órix só precisam de beber dois litros de água por ano! O caso dos elefantes é espetacular – precisam de muita água e muita comida para sobreviver – e a sua população continua a aumentar! Quando está muito frio os chacais deitam-se no deserto e deixam o vento cobri-los por completo para se protegerem do frio. O mesmo deserto que os pode matar de sede! Quando as águas frias do atlântico chocam com as temperaturas quentes do deserto forma-se um nevoeiro brutal, enfeitando uma grande área do deserto. Este nevoeiro proporciona água a uns besouros, com apelido “nevoeiro” e faz com que plantas e árvores se encham de água para os animais beberem.
A Namíbia vive em harmonia com o inóspito. Alguns apelidam a Namíbia como “a terra que deus criou com raiva”.Talvez tenha a sua lógica, pois com as adversidades todas que existem neste país, desde a escassez de água e de alimento para os animais, olha-se para o horizonte e vê-se paisagens que ninguém é capaz de conceber. Mesmo as mentes mais criativas perdem o seu dom aqui, pois quem cria, quem dá e edita nesta “terra feita de raiva” é a Natureza.
Deixe o seu comentário