É de gelo e fogo e ainda não parou de crescer. Os seus lagos espelham montanhas e céus. A lava antes quente e de cor preta com tons vermelhos, é agora musgo de um verde invulgar nas paisagens. Povo de cultura ancestral, dono da sua mitologia e da sua língua milenar praticamente inalterada. Descendentes diretos dos impetuosos navegadores Vikings e das suas lendas históricas.


Os islandeses conquistaram a ilha à Natureza. Num lugar cheio de raiva e de serenidade, parecendo representar os deuses nórdicos, ora explodindo de raiva ora respondendo às preces com silêncio. Parece que tudo encaixou bem, um povo conhecido pela violência na descoberta e nos saques por onde passavam é agora um povo sereno, amável e culto sem necessidade de exércitos e um exemplo para o mundo ao derrubar um governo negligente.

Na Islândia sente-se a Terra em movimento. Terramotos e erupções vulcânicas desenharam e continuam a desenhar paisagens com cores surreais que fazem lembrar um planeta que nunca vimos.

Aqui esquecemo-nos que o mundo existe. Sem qualquer som por perto, o tempo quase pára, mas também muda demasiado depressa. O sol no inverno é curto e no verão parece durar para sempre.

Mas o que tem esta ilha de especial que leva todos os anos cerca de 2.2 milhões de turistas, 6 vezes mais do que a sua população, a visitá-la?

Há algo místico na ilha. Algo que prende a nossa atenção e nos leva a querer visitar este país, que agora está na moda, mas que não é novo para nós. Este tesouro faz parte da nossa lista de destinos desde 2001 e sabemos bem qual o misticismo que a Islândia tem e que nos faz querer voltar sempre lá. Daí fazermos o que fazemos, para que experienciem e sintam a Islândia da mesma forma que nós.

Conheça a nossa expedição aqui!