5 tendências que mudarão a forma como viajamos
Na semana passada lançámos um artigo onde destacámos quais os destinos que poderão entrar em voga no próximo ano. Hoje lançamos as tendências que poderão mudar a forma de viajar depois do Covid-19 e que nos fez repensar as nossas prioridades. A principal diferença no desfrutar do turismo será mais sobre viver o destino do que apenas visitar e esta faz toda a diferença para quem redefiniu efectivamente o seu modo de estar no mundo.
Viajar “cá dentro”
Com o receio associado às viagens para fora do país e as condicionantes daí advindas, como é o caso de longas filas de espera para entrar ou para sair de alfândegas, quarentenas obrigatórias, e, principalmente, destinos cujas restrições complicam a chegada de turistas provenientes de certos países, poderão tornar o simples acto de viajar num autêntico quebra-cabeças.
Por isso, a grande tendência passará certamente por viajar dentro do próprio país, como foi o caso a que assistimos neste Verão, em que se verificou um crescimento no turismo doméstico, ou num sentido mais lato, dentro da União Europeia. Destinos “livres de passaportes” serão os mais procurados, e espera-se uma enorme onde de turismo dentro da Europa por parte de todos os cidadãos europeus que querem viajar e evitar complicações.
De acordo com algumas plataformas: “47% das pessoas planeiam viajar no seu próprio país a médio prazo (sete a 12 meses) e 38% pensam continuar a fazê-lo no longo prazo (dentro de mais de um ano)”. Isto só mostra a vontade que as pessoas têm de viajar e aproveitarão para o fazer no seu país, possivelmente conhecendo regiões que não conhecem e tão depressa não iriam conhecer.
Natureza e vida selvagem
Na era do distanciamento social, as saídas para espaços verdes, ou naturais, tornaram-se cada vez mais atraentes. Espaços abertos e vistas inspiradoras cativam os viajantes de todas as idades, e a oferta para este tipo de turismo tem-se revelado inovadora. Desde viaturas completamente adaptadas para passar uma temporada na natureza e a parques de campismo a adaptarem-se cada vez mais às necessidades destes aventureiros, hoje podemos acampar com as melhores condições de conforto possíveis.
Mesmo as que mantém as suas ofertas às necessidades mais básicas têm tido sucesso e muita procura, como é o caso de destinos como Costa Rica, África do Sul ou o Botswana, entre outros. Claro que a distância destes destinos pode parecer um entrave, mas uma vez no destino, a natureza e a vida selvagem desempenham os seus papéis na perfeição e oferecem aquilo que os turistas mais procuravam: descanso na natureza e assistir à verdadeira liberdade dos animais.
O confinamento a que as pessoas foram sujeitas nos piores meses da pandemia obrigou-nos a permanecer fechados em casa, longe das nossas viagens e longe da Natureza e ar livre. Isto levou à procura quase incessante de escapar para pequenos passeios nos poucos espaços verdes que as cidades oferecem. Por isso, assim que o levantamento das restrições se fizer sentir, a tendência será mesmo esta, a de procurar lugares inspiradores na Natureza e libertar o stress causado pelo confinamento das quatro paredes de uma casa.
Destinos Isolados
Aliado à procura por locais de natureza estará também a procura por destinos onde o isolamento será a palavra-chave. Evitar grandes multidões e locais propícios a grandes ajuntamentos serão as principais preocupações dos viajantes em 2021.
Mais uma vez, voltamos a referir espaços onde a natureza e a paisagem imperam, pois estes são aqueles onde a probabilidade de se realizarem ajuntamentos é claramente menor. No entanto, como a procura por estes espaços irão aumentar, a chave estará no próprio destino. Países como a Namíbia, a Islândia, ou o Quirguistão desempenham esse papel na perfeição. O tamanho do país e a baixa taxa populacional, bem como a predominância de lugares longe de tudo, fazem destes destinos lugares ideais para o isolamento perfeito.
Realizar viagens de sonho
Acredita-se também que nos próximos anos, assistiremos à realização de muitos sonhos e de “viagens de uma vida”. Com o adiamento das viagens e até mesmo o seu cancelamento, muitas pessoas viram-se impossibilitadas de viajar e o dinheiro que juntaram ou que irão juntar para viajar, será provavelmente para viagens de mais dias e para destinos que não iriam tão facilmente.
A preparação destas viagens requererá mais tempo e a procura por lugares que preencham os requisitos de isolamento, vida natural e selvagem, serão os mais procurados, levando a que as pessoas tirem mais dias de férias.
Viver uma pandemia levou a uma reavaliação das prioridades e atitudes, e com o confinamento obrigatório muitas pessoas fizeram planos. Muito desses planos passam por este tipo de viagens a lugares remotos e talvez menos viagens por ano, mas viagens mais longas.
O ano de 2021 permanece ainda uma incógnita, apesar de todas as tendências que se acredita que o turismo terá. Porém, viagens “fora da caixa” serão certamente as mais procuradas. Aqui, na Landventure, a oferta de viagens preenche todos estes requisitos e mais alguns, E novos destinos que estão para surgir. Esta é a altura para pensar seriamente na sua viagem de sonho.
Viagens de Carro ou Road Trips
Tal como as viagens domésticas e/ou dentro da União Europeia, as Road Trips vão se fazer sentir por todo o lado. Mesmo em Portugal assim que foi levantado o confinamento no mês de junho, o turismo doméstico aumentou consideravelmente, e o principal impulsionador foi a própria viatura.
Este vai ser uma das principais tendências da forma de viajar: recorrer à própria viatura, ou o aluguer de viaturas ligeiras, jipes preparados e autocaravanas. A liberdade e a segurança sentida ao recorrer a este tipo de transporte ultrapassa largamente aquela que se faz sentir ao utilizar transportes públicos. Isto, numa época pós-covid, torna-se mais importante que nunca. E, claro, já para não mencionar que a sensação de exploração que sentimos quando somos nós a conduzir e a descobrir é muito superior.
O nosso conceito de viagens está claramente nas tendências de 2021, por isso, não espere mais e veja todas as aventuras que temos para oferecer.
Deixe o seu comentário