Todos os aspectos da Escócia, ligados à história, à natureza, às paisagens, à cultura e à arte, só demonstram que este país de contos, mitos e lendas, de antepassados dos clãs gaélicos, deve ser conhecido e explorado e não somente visitado. As suas Terras Altas e as ilhas são dos últimos cantos da Europa onde podemos assistir à genuína solidão. Uma solidão impensável, mas agradável. É por ser um país que não pode faltar na lista de viagem de qualquer aventureiro que vos apresentamos 10 motivos para visitar a Escócia

Paisagens Fascinantes 

O verde incansável da relva reflecte-se por todo o Reino Unido. Na Escócia o verde transcende e torna-se em algo mais. Mesmo nas Terras Baixas, onde os castelos e as grandes cidades se misturam com os espaços verdes e parques naturais, os nossos olhos não se desviam das grandes paisagens. Mas é nas Terras Altas que o horizonte muda. As montanhas, os lagos, as praias, o verde a roçar o negro da terra escura e fria, tornam o cenário em algo nunca antes visto. Os penhascos e a costa, aqui, ganham ainda mais expressão quando céu está coberto, envolvendo a paisagem num cenário místico e absolutamente deslumbrante. 

North Coast 500 

É a “resposta” da Escócia à Route 66. E se as Terras Altas já eram um lugar icónico da Escócia a North Coast 500 tornou-a num fenómeno. A associação “Tourism Project Board of the North Highland Initiative criou a North Coast 500, que começa e acaba em Inverness, considerada a capital das Highlands. Esta iniciativa visava promover a região norte das Terras Altas, que agora, graças à NC500 é uma das regiões turísticas mais conhecidas da Escócia. O norte das Terras Altas é dos lugares mais inóspitos do Reino Unido, e tal não quer dizer que seja menos acolhedor, muito pelo contrário. As paisagens únicas de cortar a respiração, as vilas, a gastronomia, as tradições e a cultura, fazem desta, uma região para se deixar perder. 

 
Ilha de Skye 

Apesar de todas as ilhas e arquipélagos da Escócia serem absolutamente incríveis, a Ilha de Skye é das mais conhecidas e mais visitadas. Os seus cenários mágicos e feéricos são de outro mundo e explicam, em parte, o motivo da maior afluência de turistas. No entanto, muitos concentram-se nas maiores cidades de Portree, Dunvegan e Trotternish onde exploram a gastronomia dedicada ao peixe e marisco, os pubs e as destilarias de whisky, como a de Talisker. 

Um dos motivos para visitar a Escócia é paisagem de Old Man of Storr, na ilha de Skye. A estranha montanha com vários picos pontiagudos e a terra coberta de relva laranja e verde tornam a paisagem única

 
Centro das Artes 

Edimburgo, principalmente em Agosto, é irresistível. A cidade mergulha numa mística transformação de epicentro artístico onde famosos se deixam ver e onde se revelam as futuras caras do cinema, música, pintura, moda, etc. Os bares transformam-se em salas de cinema e as ruas em palcos. São cerca de 50.000 actos de todos os estilos para se deixar envolver. 

 
Castelos e Ruínas Ancestrais  

 
Todo o Reino Unido, assim como a República da Irlanda estão repletos de castelos e ruínas. Alguns remontam a épocas e tempos tão longínquos que revelam o começo da civilização, com a de Skara Brae, mais antiga que as pirâmides do Egipto. Castelos impressionantes tornam as paisagens ainda mais misteriosas, despertando a nossa imaginação e criando histórias nas nossas mentes. O castelo de Tioram, o de Urquhar, no Loch Ness, ou o esplendoroso castelo de Eilean Donan são lugares de visita obrigatória. 

O castelo Eilean Donan, na Escócia, é um castelo místico. Fica sobre uma ilha cujo único acesso é através duma ponte.

 
Lugares Mágicos 

Há lugares na Escócia que estão directamente ligados ao folclore celta, gaélico e viking. E na maioria deles as paisagens são o que mais contribui para a criação de histórias e lendas. As Fairy Pool, que traduzido para português é algo como as piscinas das fadas, é um lugar absolutamente mágico, onde podemos nadar ou fazer um percurso a pé junto à água e deixarmo-nos levar pela imaginação. Os parques naturais, como o Parque Nacional Cairngorms, o maior parque natural do Reino Unido, é mais um lugar onde os cenários e a vida selvagem contribuem para a nossa criatividade e que merece uns bons dias para o explorar. 

 
As Surpreendentes Praias 

Primeiro é preciso alertar para a temperatura das águas na Escócia que, para os mais friorentos, será um desafio inquietante. Sim, porque uma vez a olhar para a praia e ao ver a água azul turquesa, o que mais quererá fazer será um bom banho de mar. As praias da Escócia são sinónimo de paradisíacas. A areia branca e água azul turquesa desafiam qualquer um. É nas ilhas mais a Norte, no arquipélago de Shetland, que podemos encontrar as mais belas praias, como a St.Ninian’s Isle ou a Calgary Bay na Ilha de Mull. 

 
Jardins Magníficos 

A maioria dos castelos, em funcionamento, tem um jardim e a maioria dos parques também. Há qualquer coisa no ar que faz os escoceses adorarem criar jardins em lugares assim. E ainda bem que assim o é. São jardins únicos, todos eles diferentes, simples ou elaborados, com espécies exóticas ou autóctones. São lugares para relaxar e inspirar os aromas das flores. O famoso jardim de Inverewe, nas Highlands, celebra o melhor dos acontecimentos humanos no mundo ambiental. Espécies exóticas crescem aqui sem a ajuda de estufas e não esquecer, estamos nas Terras Altas! 

Os Lagos Místicos 

Devido à topografia da Escócia e aos grandes degelos dos glaciares, que ocorreram noutras eras, a Escócia está repleta de lagos e espécies de fiordes.  Lagos que, com as paisagens dramáticas e melancólicas, a juntar às lendas de monstros marinhos, tornam estes lugares inquietantes. O Loch Ness, associado à lenda do seu famoso monstro, é um dos pontos turísticos mais visitados da Escócia. Se pelo misticismo ou não, o certo é que o lugar é magnífico, com as montanhas e o castelo a contornar o lago. O Loch Morar, também com um monstro no papel principal da lenda associada, é mais um dos lagos de visita obrigatória. 

 
A Gastronomia e o Whisky 

O gosto pela gastronomia é sempre algo muito relativo, visto que os naturais de cada país defendem obviamente a sua gastronomia, quase literalmente, com unhas e dentes. Mas a verdade é que na Escócia, a comida é da mais fresca possível. Os restaurantes oferecem vários tipos de pratos, mas os que fazem mais sucesso são os pratos de peixe e de marisco na costa. Para abrir o apetite ou para ajudar a digerir a comida o melhor é visitar também uma destilaria e aprender o ofício do whisky. São várias as destilarias espalhadas pelo país, cada uma com a sua forma, mais ou menos original, de maturar o whisky, como é o caso do whisky maturado com o ar salgado, na Old Pulteney Distillery

Muito mais motivos para visitar a Escócia teríamos para lhe apresentar, mas melhor que isso será mesmo ir e ver com os seus próprios olhos. Uma coisa garantimos, não se irá arrepender, e regressará verdadeiramente apaixonado! 

Conheça as nossas Road Trips à Escócia – NC500 & Ilha de Skye