COSTA RICA TOTAL ADVENTURE
PROTETORES DA BIODIVERSIDADE
Paraíso natural banhado pelo Mar do Caribe e do Oceano Pacífico, a Costa Rica é uma terra misteriosa e encantadora. Costa Rica é um dos países democráticos mais consolidado das Américas, e é o único país da América Latina incluído na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. Um dos principais destinos de ecoturismo do mundo. Influenciado pelos seus elementos naturais, as Cordilheiras, as reservas ambientais, além da sua costa, é também procurado para a prática de desportos radicais ligados a natureza, como o rafting, o surf e o canopy.
O QUE ESPERAR
O lar dos quatro milhões de costarriquenhos ou “ticos” e “ticas”, como popularmente são chamados, é um país se destaca pela amabilidade da sua gente.
O seu mote de vida é a “pura vida”; ouviremos muitas vezes essa expressão que usam tanto para cumprimentar como para se despedir.
A Costa Rica tem um clima tropical caracterizado, em geral, por temperaturas elevadas e muitas chuvas durante grande parte do ano.
Os seus contrastes, as florestas tropicais e biodiversidade, é de tal forma rica que mais de 25% do seu território é protegido.
Nesta viagem teremos bastantes acampamentos e atividades ao ar livre, pelo que é preciso estar preparado para lidar com insetos e, ocasionalmente, condições climatéricas mais adversas, mas faz tudo parte da imersão neste paraíso natural.
Itinerário
Programa da viagem
Em horário a combinar, receção no aeroporto pelo nosso tour leader. Transfer para o hotel. Jantar de boas-vindas.
Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividades Extra: 0
Depois da entrega das viaturas, teremos o primeiro dia de contacto com a natureza com um percurso recheado de vulcões. Se as condições climatéricas permitirem iniciaremos com a visita ao Parque Nacional Poas e a cratera do seu imponente vulcão, com o seu famoso lago ácido, de água azul turquesa. Depois seguimos para a bela vila de La Fortuna, junto ao Parque Nacional Arenal, onde passaremos as próximas duas noites.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno-almoço
Actividades Extra: 0
O dia começa com uma visita às cascatas de La Fortuna que ocupará a manhã. O percurso até chegar às cataratas é feito através de uma imensa escadaria até à sua base, que valerá cada degrau que tivermos de subir no seu regresso. Depois da visita e do almoço (não incluído) na vila, visitaremos o Parque Nacional do Arenal. Faremos um percurso a pé pelos trilhos do parque e terminaremos a visita com um banho nas águas termais, no rio Arenal, onde os locais desfrutam das suas águas quentes. O P.N. do Arenal é famoso pelo seu vulcão de 1.657 metros de altura. O seu último período de atividade foi em 1968, no entanto, continua a emitir de forma constante gases e vapores de água com algumas explosões de materiais piroclásticos. O jantar (não incluído) será de novo na vila La Fortuna.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno-almoço
Actividade incluída: Cascata La Fortuna
Começaremos o dia com as primeiras pistas ao longo do Lago Arenal até ao Parque Nacional Vulcan Tenório, que esconde uma das atracções naturas mais bonitas da Costa Rica, o rio Celeste. Esta linha de água azul turquesa alimenta, ao longo do seu percurso, lagoas e cascatas só possíveis de descobrir ao longo de um trilho de 8 quilómetros (ida e volta), que ocupará a manhã inteira. Daqui seguimos em direcção a Santa Elena, centro da Região de Monteverde, situada na Cordillera de Tilarán, a uma altura de entre 1200 a 1500 metros sobre o nível do mar. A noite será em acampamento.
Alojamento: acampamento
Refeições: Pequeno-almoço
Actividade incluída: Parque Nacional Vulcan Tenório
Nota: Dia de Fim de Ano. Fazer alteração a texto
Começaremos o dia bem cedo para visitarmos a Reserva Biológica Bosque Nuboso. É uma reserva privada, propriedade do Centro Científico Tropical, uma ONG científica da Costa Rica, fundada em 1962. As condições climáticas e geográficas, que resultam da sua localização, são a base para a enorme variedade de espécies e a particular vegetação. A região de Monteverde é uma das áreas protegidas mais famosas dos trópicos do Novo Mundo. Até agora já foram identificadas 400 diferentes espécies de aves, 490 espécies de borboletas e 100 espécies de mamíferos, alguns em vias de extinção. A vegetação típica são fetos arborescentes assim como árvores cobertas de epífitas e musgo. A precipitação média desta zona é de apróx. 3000 mm. Depois da visita e do almoço (não incluído) seguimos para Tamarindo, antigamente uma aldeia piscatória, que se transformou numa das praias mais visitadas desta costa e o coração da cultura surfista da Costa Rica. O jantar de Fim-de-Ano será num dos muitos restaurantes à beira mar.
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades incluída: Visita à Reserva Biológica do Bosque Nuboso
Este será um dia intenso de belas pistas, pela floresta e junto à costa, descobrindo praias desertas e escondidas, da Península de Nicoya. A noite em acampamento poderá ser numa das muitas praias desertas da costa.
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades Extra: 0
Saída de manhã com travessia da Baía de Nicoya de ferry (não incluído) para Puntarenas. Percurso em estrada até Manuel António, onde se encontra o parque Manuel António. É o destino mais Popular da Costa Rica. Este parque, criado em 1972, combina a florestação densa, a sua Biodiversidade e as praias fabulosas para servir de habitat ideal para muitas espécies de plantas e animais. Das quatro praias que fazem parte deste parque a praia de Manuel António é a mais bonita com a sua areia branca a proteger um recife de corais. Preguiças, iguanas, queixadas, tatus, coatimundis, e araras escarlate são apenas alguns dos muitos animais que podem ser vistos a vaguear no parque. No entanto, os animais residentes mais populares do Parque Nacional Manuel António são as diferentes espécies de macacos e os guaxinis que vivem aqui. Alojamento em hotel em Manuel António
Alojamento: Hotel
Refeições: 0
Actividades Extra: 0
Este dia será dedicado a explorar um dos principais parques da Costa Rica.
Por alguma razão Manuel António é o destino mais Popular da Costa Rica. Este é o local ideal para quem procura, aventura, ação, divertimento, boas gastronomia, mas tambem tranquilidade, bem estar e romantismo. A principal atração é o seu parque natural, criado em 1972, é o mais pequeno da Costa Rica. Combina a florestação densa, a sua Biodiversidade e as praias fabulosas para servir de habitat ideal para muitas espécies de plantas e animais. Das quatro praias que fazem parte deste parque a praia de Manuel António é a mais bonita com a sua areia branca a proteger um recife de corais. Preguiças, iguanas, queixadas, tatus, coatimundis, e araras escarlate são apenas alguns dos muitos animais que podem ser vistos a vaguear no parque. No entanto, os animais residentes mais populares do Parque Nacional Manuel António são as diferentes espécies de macacos e os guaxinins que vivem aqui. Em alterativa a visita ao parque os mais radicais podem experimentar uma das atrações mais procuradas em toda a Costa Rica, uma descida do rio Pacuare em rafting. O rio Pacuare é um dos melhores lugares do mundo para rafting e canoagem. A floresta tropical circundante é o lar de uma grande variedade de criaturas tropicais, bem como de um grande número de espécies de pássaros. O Pacuare tem de tudo, desde rápidos de classe II a classe V, além de várias cascatas. Para os menos aventureiros mas sem vertigens, um passeio na selva na copa das arvores é uma boa alternativa. São várias as actividades que esta região oferece para passar incríveis momentos. Regresso ao hotel para acabar a tarde à beira da piscina, ou ver o magnifico por do sol, antes da saída para um merecido jantar (não incluído). Noite em hotel.
(alterar)
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno-almoço
Actividades Extra: 0
Continuamos a nossa expedição, desta vez para uma das regiões mais isoladas e remotas da Costa Rica, a Peninsula de Osa, onde passaremos duas noites.
Localizada na costa do Pacífico Sul, é considerado pela National Geographic, um dos lugares biologicamente mais intensos do planeta. A Península de Osa oferece paisagens intocadas de tirar o fôlego, praias isoladas e vida selvagem abundante, abrangendo uma exuberante floresta primária e um sistema complexo de recursos marinhos e de água doce. Neste primeiro dia faremos a aproximação por terra à Baia de Drake, embora a maioria dos turistas cheguem aqui de barco pois é o modo mais rápido de o fazer. O estado da pista irá condicionar o nosso andamento porque nesta região não há pontes e os rios têm de ser atravessados a vau.
A noite voltará a ser em acampamento e o jantar será confeccionado por todos.
Neste segundo dia pela Península de Osa vamos conhecer o outro lado. No lado Este fica a costa interna protegida do Golfo Dulce (Golfo Doce), um dos três fiordes tropicais do mundo. O golfo é uma jóia escondida na Costa Rica, rodeada por praias isoladas e a maravilhosa biodiversidade da região. O golfo é um lindo oásis turquesa para golfinhos. Circundando as águas quentes e azuis do Golfo Dulce está uma floresta tropical com abundantes trilhos para caminhadas, onde é possível encontrar todas as quatro espécies de macacos encontrados na Costa Rica (aranha, cara branca, esquilo e bugio), sapos venenosos, borboletas jaguares e muito mais. Espera-nos algumas das mais bonitas pistas da expedição cruzando parte do interior atè a costa onde esperemos ir um pouco além de Puerto Jimenez, possivelmente até ao Cabo Matapalo. Se não for possivel ficaremos para aproveitar a beleza da região. Noite em acampamento. Jantar de campanha.
CORTAR TEXTO
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades Extra: 0
Alvorada para desmontar o acampamento e enfrentar um lindo, porém, longo dia. Começamos com uma visita ao Parque Nacional Marino Ballena, que agrega uma das praias mais bonitas da costa, a Praia Uvita. Seguimos depois para ver as belas cataratas de Nauyaca, uma das mais bonitas do país, mas de díficil acesso, que vai exigir um esforço suplementar a pé para desfrutar desta beleza natural. Recuperados do passeio, iniciamos a ascenção ao maciço central onde nos espera um lodge no meio da floresta tropical com vista ainda para a costa do Pacífico.
Alojamento: Lodge
Refeições: 0
Actividades incluídas: Entrada no Parque Nacional Marino Ballena e cataratas Nauyaca
Este será o dia em que chegaremos à costa caribenha da Costa Rica. Assim que entramos nas terras baixas da costa do caribe, a impressão que temos é que entrámos noutro país, e Puerto Limon deixa essa sensação bem frisada. A paisagem, os campos cultivados, as casas, os jardins das casas, as estradas, toda a harmonia que encontramos no lado do Pacífico, que torna tudo tão idêntico e bonito, dá lugar a uma paisagem mais rude e menos cuidada, mais selvagem, menos artificial, mas mais autêntica, onde o lema da Pura Vida dá lugar ao Cool Man do Reggae e do joint que os jamaicanos trouxeram quando se instalaram nesta costa. O trânsito caótico da nacional 32 vai condicionar o resto do dia pelo que a chegada a Cahuita poderá já ser à noite, sabendo que na Costa Rica os dias escurecem por volta das 5h30, pouco restará por fazer a não ser dar um belo mergulho na praia em frente ao acampamento ao som do ritmo reggae e beber uns mojitos. Jantar (não incluído) num restaurante local.
Alojamento: Acampamento
Refeições: Pequeno-almoço
Actividades Extra: 0
A maioria das pessoas aqui são afrocaribenhas, vindas da Jamaica e de outras ilhas do Caribe para trabalhar na construção do caminho-de-ferro e nas plantações de banana. Este lado da costa tem uma atracção especial, pelo seu ambiente caribenho. A costa sul do Caribe perdeu o “boom” de desenvolvimento turístico que aconteceu em outras partes da Costa Rica, é, por isso, um destino intocado, com uma cultura própria e única, e a região que mais gostamos da Costa Rica. Começaremos o dia com uma visita ao P.N. Cahuita, um dos nossos preferidos, com bonitos trilhos dentro da selva ao longo das praias de areia branca onde o mar de azul turquesa protege os maiores recifes de corais do país.
É um parque pouco visitado mas um dos mais surpreendentes do país, administrado pela comunidade local onde os guias, os salva vidas e os taxi barcos retiram o seu sustento. Depois do almoço (não incluído) na bela vila de Cahuita que transpira um ambiente jamaicano inconfundivel, seguimos para Puerto Viejo, para descobrir esta bela pequena vila costeira antes de montarmos o nosso acampamento em Punta Uva junto ao mar.
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades incluídas: Entrada no Parque Nacional Cahuita
Este segundo dia na costa caribenha vamos explorar outro dos parques que é considerado uma das jóias da natureza da Costa Rica pela sua beleza e riqueza que se extende até quase à fronteira com o Panamá. Gandoca-Manzanillo é um Refúgio Nacional de Vida Selvagem (público e privado) misto, onde a combinação de paisagens de terra, praia e mar, somada à cultura local, torna o local um lugar muito atraente para os visitantes. Os seus ecossistemas mais importantes são as praias de areia amarela e as zonas húmidas: pântanos, lagoas, florestas inundadas, recifes, leitos de fanerógamas marinhas e algas.
A visita a este parque combinada com uns mergulhos nas suas praias paradisiacas poderá ocupar grande parte da manha que podemos completar com uma visita ao Jaguar rescue Center. Depois do almoço (não incluído) e enquanto o sol raiar iremos a Puerto Viejo, para as compras da praxe onde não faltam lojas de lembranças para o efeito. Esta será a nossa última noite em acampamento pelo que faremos uma festa à beira mar, para nos despedirmos da costa caribenha e do seu vibe bem caracteristico.
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades incluídas: Parque Nacional Gandoca-Manzanillo e visita ao Jaguar Rescue Center
Este será um dia longo de regresso à capital. Entrega das viaturas e transfer para o hotel. À noite jantar de despedida num restaurante de San José. Alojamento em hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividades Extra: 0
Será o nosso último dia na Costa Rica. Antes do regresso ao aeroporto, teremos tempo para descobrir um pouco da capital. San Jose que é o coração da Costa Rica e abriga cerca de metade dos 4,9 milhões de cidadãos do país. É uma daquelas cidades que não nos impressiona de longe, mas, uma vez lá, é fácil apreciar a sua humilde mistura de tradição, coragem e cultura. A proximidade do hotel com os principais locais de interesse e zonas comerciais permitira uma visita a pé pela manha antes do almoço e antes da partida para o aeroporto para o voo de regresso a Lisboa ou outra cidade de partida com chegada na manhã do dia seguinte.
Noite e jantar a bordo.
FIM DA VIAGEM
Alojamento: A bordo
Refeições: A bordo
Actividades Extra: 0
VOOS
Valores indicativos em económica:
Lisboa/São José/Lisboa, desde: 850€
Consulte-nos para obter as tarifas aéreas actualizadas.
Para partidas de outro país poderá ter de prever mais uma noite de alojamento à ida e/ou regresso.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Liquidação de 50% do valor total no acto da inscrição, os restantes 50% até 30 dias antes do início da viagem.
Inclui
- Seguro de viagem
- Taxas e IVA
- Jantar de boas vindas e de despedida
- 5 noites de alojamento em hotéis ou lodges em apa
- Viatura Overland 4×4 com seguro obrigatório
- fees nas entradas de Parques Nacionais e Reservas
Não Inclui
- Voos
- Combustível
- Taxas de saída da Costa Rica (26$)