MADAGÁSCAR

MADAGÁSCAR

A GRANDE ILHA

MADAGÁSCAR

Data 3 a 18 de outubro
Duração 15 dias
Destino Madagáscar
Número de Participantes Mínimo 7 | Máximo 15
Meio de transporte Jipe

UMA NATUREZA COM GÉNIO

Diz-se muitas vezes que a Grande Ilha é um verdadeiro “Santuário da Natureza.” A frase parece tirada de um folheto comercial, mas há poucas expressões tão certas como esta, é verdadeiramente uma terra encantada! 
Dezoito etnias coabitam na Grande Ilha. Este mosaico de rostos, cores, música e fragrâncias compõem um conjunto fascinante, como uma sinfonia humana. A ilha possui uma cultura secular onde lémures fazem companhia aos ancestrais, e onde estes últimos, regressam à terra no corpo de crocodilos, dançando com os vivos durante as festas onde se bebe rum. Viajar para Madagascar, é mergulhar num mundo diferente, onde as coisas e os espíritos convivem com os homens.
Madagascar é um dos países mais pobre do mundo. Sorridente, simpática, curiosa e ainda tão infeliz na sua vida quotidiana, a população malgaxe poderia dar lições de vida para muitos moralistas e outros fanáticos de qualquer obediência. A alegria das crianças que vos cumprimenta com um expressivo ‘Olá vazaha’ (‘Olá, estrangeiro’) não é apenas a oportunidade de uma bela foto: aquece o coração!
É nesta Grande Ilha que lhe propomos uma aventura que jamais esquecerá. Ao longo de mais de 3000km cruzando o pais de costa a costa, por pistas únicas, vai descobrir durante 16 dias a razão pela qual Madagascar causa tanto fascínio.

O QUE ESPERAR

Madagáscar é um destino de sonho para aventureiros. As paisagens, praias, fauna e flora fazem deste país um espetáculo da natureza.
As estradas em África encontram-se normalmente em mau estado, o que se torna muitas vezes duro para as viaturas e até mesmo para nós. Mesmo com revisões frequentes e estando na generalidade em bom estado, podem ocorrer pequenas avarias ou furos.
Por vezes as distâncias podem ser longas e nos primeiros dias serão bastante lentas dado o péssimo estado do piso, mas no final vai sempre valer a pena. Os tempos indicados nos itinerários são indicativos pelo que poderão ocorrer atrasos e imprevistos, por isso há que ter alguma paciência. Afinal tudo fará parte da experiência e da aventura e seremos compensados com as paisagens e fauna únicas deste país.
Esperam-nos dias quentes e húmidos que serão compensados com mergulhos no mar turquesa do Índico.

Itinerário

MADAGÁSCAR

Programa da viagem

Partida de Lisboa (ou outra cidade) em horário a informar no voo para Antananarivo. Chegada à tarde ou à noite, conforme o voo, transfer para o hotel. Jantar (não incluído) em função do horário de chegada do voo.


Alojamento: Noite a bordo
Refeições: A bordo
Actividades Extra: 0

Depois de testemunharmos, com admiração, o caos da cidade, deixamos a capital para um percurso de ligação até ao nosso primeiro grande objectivo deste programa, chegar a Miandrivazo para embarcarmos numa aventura pelo rio Tsiribihina. A chegada ao nosso hotel dependerá do trânsito, mas deveremos chegar à noite a tempo do jantar e de uma noite bem descansada.


Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividades Extra: 0

Nestes 3 dias / 2 noites vamos mergulhar no coração do esplendor malgaxe. Vamos descer o rio Tsiribihina a bordo de uma barcaça. A descida do Tsiribihina, é uma viagem épica por paisagens deslumbrantes e momentos íntimos com a natureza. Acampar sob as estrelas acrescenta um toque de autenticidade, aproximando-nos da própria essência de Madagascar. Uma experiência que permanecerá gravada para sempre na nossa memória. A descida acaba em Belo Sur Tsiribihina onde desembarcaremos e onde estarão os nossos veículos 4x4 para iniciar a segunda parte da nossa aventura com as primeiras pistas até Bekopaka onde ficaremos alojados.


Alojamento: Acampamento / Lodge
Refeições: Pensão Completa durante a travessia de barco; jantar no hotel em Bekopaka
Actividades incluídas: As que estão previstas durante a travessia de barco

Partida bem cedo para visitar a Grande Tsingy, espectacular maciço calcário esculpido pela erosão durante milhares de anos. O percurso pedestre pelas formações tem entre 3 e 4 horas e irá descobrir uma floresta secundária, cavernas, plataformas com vista panorâmica sobre este maciço único no mundo, e ainda vai atravessar uma ponte em suspensão. Tudo é perfeitamente seguro embora um pouco técnico, mas complicado para quem tem vertigens ou quem sofre de claustrofobia. Esta visita exige alguma preparação física. Regresso ao lodge para almoço. Tarde livre para descansar, desfrutar das vistas da piscina ou conhecer a aldeia. Alojamento e jantar no hotel, o mesmo da noite anterior.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e jantar
Actividade incluída: Visita no Parque Nacional Tsingy

O dia começa com a travessia do rio em balsa. A pista do outro lado leva-nos de novo até Belo S/Tsiribihina  junto ao rio com o mesmo e que descemos durante 3 dias. O almoço (não incluído) será num restaurante local considerado um dos mais carismáticos e procurados do país. Segue-se nova travessia de balsa até à entrada para a nossa pista que segue para a Avenida dos Embondeiros, um dos famosos “postais” de Madagáscar. Os primeiros kms de alcatrão dos últimos 4 dias estão a pouca distância, será a chegada a Morondava. Uma vila costeira, capital da região de Menabe. Jantar no lodge, onde pernoitaremos.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: 0

Início de um percurso inesquecível pela costa paradisíaca do Oeste de Madagáscar, considerada a costa mais bonita do país. O percurso de hoje será curto para podermos chegar cedo, antes do almoço (não incluído), a Belo Sur Mer e aproveitar a beleza deste lugar junto ao mar. Resto do dia livre, ou possibilidade de conhecer a aldeia famosa devido à construção de barcaças, know-how herdado de um marinheiro bretão que chegou aqui para terminar seus dias. Alojamento e jantar no lodge.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: Passeio de piroga ou de Moto4

Partida de madrugada para um dia longo, sempre em pista com alguns troços em mau estado e ainda uma passagem de balsa no rio Mangoky. Passaremos pela vila de Morombé que quase parece uma vila fantasma. Continuamos pela costa quase junto ao mar e por uma floresta misteriosa de embondeiros até chegarmos ao nosso destino numa baía paradisíaca. Alojamento e jantar no lodge.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: 0

Neste dia vamos aproveitar para desfrutar desta praia paradísiaca. O dia poderá ser ocupado com uma visita à vila piscatória vizinha e um passeio de piroga à ilha de Nosy Hao. 


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: Passeio de piroga

Depois do pequeno-almoço, continuamos junto à costa, com algumas paragens junto ao mar para apreciar a beleza desta região. O canal de Moçambique, é conhecido por ser particularmente agitado com as suas aguas por vezes pouco convidativas a banhos calmos. Mas a natureza foi generosa com este pedaço de paraíso, protegendo a costa com um recife com cerca de 80 km de comprimento ao longo da costa. Por momentos, parece que estamos à beira de um lago de águas turquesas não fosse o som das ondas a ecoarem lá no horizonte. Alojamento e jantar no lodge.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: 0

Manhã livre para descansar, aproveitar a praia ou para fazer um mergulho de snorkeling nas águas transparentes, depois de um passeio de piroga. Depois do almoço (não incluído) regressamos ao alcatrão e, seguimos para Ranohira. Deixando a costa, a paisagem volta a mudar bruscamente, agora parece que estamos no Oeste americano com vastas manchas douradas e vermelhas, do planalto de Horombe. De repente, a planície dá lugar a ravinas e chegamos a Isalo, perto de vila de Ranohira. Incrível paisagem de western’s, este enorme maciço parece saído de um filme de ficção científica, com suas formas incríveis. Alojamento e jantar em lodge.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-Almoço e Jantar
Actividades Extra: Passeio de piroga e Snorkeling (25€)

Dia para descobrir o espectacular Parque Nacional de Isalo. O Isalo é composto por canions, picos de arenito que variam do vermelho ao rosa, cavernas, massas de granito esculpido pelo vento e pela água. Nesta paisagem, onde tudo parece mistério, o vento que sopra entre os maciços calcários é carregado de sentido. Talvez seja o murmúrio de um antepassado… A história do lugar cruza-se com as aventuras dos portugueses na época dos descobrimentos. Conta-se que náufragos portugueses lá teriam construído casas no século XVI, que ali estabeleceram uma sociedade secreta, sob o comando de um tal Manuel, que casou com a filha do rei local, tornando-se, ele também, um rei poderoso. Resto do dia livre. Alojamento e jantar em lodge.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Incluído: Parque Nacional Isalo

Depois de um dia mais relaxado, este será longo e lento. Vamos seguir em direção à costa Este, conhecida como a Costa da baunilha onde se concentram as últimas florestas tropicais da ilha. A desflorestação é um problema grave em Madagáscar e as belas e majestosas florestas tropicais deram lugar a terrenos áridos, campos de arroz e pastagens para gado, apenas 20% do território exibe, ainda, este manto verde exótico que caraterizava a Grande Ilha. Ranomafana é uma pequena vila que vai resistindo ao destino da desflorestação com ajuda de algumas ONGs que ajudam a preservar um dos parques mais importantes do país.


Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: 0

Neste dia vamos explorar o Parque Nacional Ranomafana. É o epicentro das regiões mais húmidas do país. Aqui chove 9 meses por ano! A precipitação anual é de 2.600 mm ( 90% de humidade). O parque Ranomafana (601 41 ha) é um local de encontro de diversos ecossistemas: floresta densa e húmida de altitude média, com algumas florestas tropicais onde abundam as delicadas orquídeas. O parque contém 115 espécies de aves, 62 espécies de répteis, 90 espécies de borboletas, roedores e insetos em abundância. Resto do dia para descansar da caminhada pelo parque, ou para visitar a vila no vale junto ao rio. Jantar e alojamento em lodge.


Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividade Incluída: Parque Nacional Ranomafana

O início do regresso à capital pelas últimas pistas e por algumas das paisagens mais incríveis do programa. Cruzaremos extensos campos de arroz e pequenas vilas pitorescas. A distância não é longa mas o dia será moroso, devido ao estado das estradas. A chegada a Antsirabe será a meio da tarde. Jantar de despedida num restaurante local. 


Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Actividades Extra: 0

Saída de Antsirabe depois do pequeno-almoço em direcção à capital, Antananarivo. Em função do horário do voo de regresso poderemos aproveitar para uma breve visita à cidade.

 


Alojamento: A bordo
Refeições: Pequeno-almoço
 

FIM DA VIAGEM

VOOS

Valores indicativos em económica:
Lisboa/Antananarivo/Lisboa com escalas, desde: 1100€

 

Consulte-nos para obter as tarifas aéreas actualizadas para partidas desta ou de outra cidade ou país.
Para partidas de outro país poderá ter de prever mais uma noite de alojamento à ida e/ou regresso.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Liquidação de 50% do valor total no acto da inscrição, os restantes 50% até 30 dias antes do início da viagem.

Alojamento em hotéis e lodges acolhedores e confortáveis a maioria de categoria nível 3 e 4 estrelas. Duas noites serão em acampamento durante a descida do rio Tsiribihina.
Parte do programa é feito com veículos 4×4. Não é necessária experiência de condução em todo-o-terreno, mas encontraremos pisos em muito más condições que tornarão alguns troços desconfortáveis. Teremos algumas caminhadas, sendo a do parque Tsingy, um pouco mais difícil.
Terá contacto com algumas comunidades tribais com costumes muito diferentes do que estará habituado. É de ter em conta que Madagáscar é dos países mais pobres do mundo, mas capaz de dar lições de vida pela forma como o seu povo lida com a imprevisibilidade do dia seguinte.

Inclui

  • Seguro de viagem
  • Taxas e IVA
  • Jantar de despedida
  • Todos os transferes
  • Viatura 4×4 com seguro base sem condutor
  • Assistencia mecânica
  • 13 noites de alojamento em hotel/lodge em MP
  • Descida do rio Tsiribihina com 2 noites de acampamento em pensão completa
  • Entradas nos parques c/guias locais

Não Inclui

  • Voos
  • Refeições e bebidas não indicadas no programa
  • Caução da viatura (pagos localmente) devolvidos no final da viagem
  • Vistos e taxas alfandegárias
  • Travessias de balsa e gorjetas
  • Extras de caracter pessoal
  • Combustível
A partir de
2.790€ por pessoa
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.