MARROCOS EM FAMÍLIA
Completo

MARROCOS EM FAMÍLIA

OS CUMES DO MAGREBE

MARROCOS EM FAMÍLIA

Data 12 a 22 de março
Duração 10 dias
Destino Marrocos
Número de Participantes 14
Meio de transporte Ferry SUV

OS TERRAÇOS DOS DEUSES 

Localizado no chamado Magrebe, o reino de Marrocos com cerca de 33.000.000 de habitantes (2013) é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, pelo mar Mediterrâneo a norte, faz fronteira com a Argélia a leste, e a sul e sudeste com a Mauritânia. Abrange uma área total de 446 550 km2. A capital é Rabat, com uma população de 1 618 700 habitantes (2004), destacando-se também outras cidades, como Casablanca, a maior do país, com 3 741 200 habitantes, Tânger (629 800 hab.) e Fez (1 019 300 hab.). Marrocos um país de contrastes: coexistem calor e frio, períodos de seca e inundações, planícies nas costas e cordilheiras, penhascos e bosques verdejantes, tempestades de areia e de neve, leitos de rios secos e rios caudolosos. Destacam-se duas cadeias montanhosas: o Rif, com a orientação noroeste-sudeste, que faz, geologicamente, parte das cordilheiras do Sul da Península Ibérica, e que tem como ponto mais alto o monte Tidirhine com 2456 m; e o Atlas, no Centro do país, com a orientação leste oeste, cujo ponto mais alto é o monte Tubkal (4165 m). A leste, situa-se a bacia do Muluya, uma região de terras baixas, semiárida, criada pela erosão do rio Muluya. Mais a leste e a sudeste, encontram-se os altos planaltos, com cerca de 1000 metros de altitude. No Sul, iniciam-se as terras áridas do deserto do Saara.

O QUE ESPERAR 

Neste programa vamos cruzar algumas das paisagens mais arrebatadoras do Atlas e admirar as vistas como se Deuses fossemos nos terraços dos nossos palácios a contemplar as mais belas vistas da montanha e das planícies deserticas que se estendem até as areias do Saara. As pistas de montanha terão um papel preponderante nesta nossa aventura por terras de sua Majestade e claro as dunas do Saara, nomeadamente do Erg Chebby como sempre continuam presentes neste programa como sempre estiveram ao longo destes ultimos 20 anos.

Itinerário

MARROCOS EM FAMÍLIA

Programa da viagem

 Encontro no porto de Algeciras, para para travessia de ferry para o porto de TangerMed. Depois das formalidades alfandegárias, seguimos para Chefchaouen a cerca de 110 km de Tanger. A chegada a Chefchaouen dependerá do tempo que as formalidades na alfândega irão demorar, mas deveremos chegar a meio da tarde a tempo para uma visita tranquila a esta vila encantada. Chefchaouen a mais fotogénica das cidades marroquinas, mais conhecida como a cidade azul, é uma cidade de montanha na cordilheira do Rif situada entre duas montanhas, “os chifres”, ech e chaou, de onde deriva o seu nome. Fundada em 1471 por Shorfas Edríssidas descendentes do profeta Maomé, como um baluarte na luta contra os portugueses. O azul estonteante e o branco protege as casas, tanto do calor excessivo como dos insectos e confere às suas casas e ruas estreitas uma beleza impar. Depois da visita regressamos ao hotel, um acolhedor e charmoso espaço onde acabaremos a noite com um jantar degustação que o ira preparar para a magnífica culinária marroquina que irá descobrir durante toda a viagem.

 Após o pequeno-almoço continuamos o nosso programa para descobrir uma das cidades mais importantes do mundo, Fes. Lar de filósofos e matemáticos da antiguidade, e da primeira universidade do mundo fundada em 789 por Idris I, bisneto de Ali, genro de Maomé, é o centro milenário da cultura e arte árabe-islâmica. Foi durante muito tempo a capital política do Império. A sua história e o seu passado, dão-lhe o estatuto de metrópole religiosa, intelectual e cultural do Magrebe. Visitaremos a sua medina, a mais antiga de todas e Património da Humanidade, e ainda o bairro judeu e o Palácio Real (exterior) e as famosas tinturarias que deram fama turista à cidade. Jantar e dormida no hotel. 

 Alvorada cedo pois será um longo dia até ao sul, sempre por estrada mas cheio de paisagens incríveis desde as planícies do norte às montanhas do Medio Atlas até aos palmeirais do Tafilalet. Deixaremos Fés e os seus campos agrícolas verdes para começar a ascensão ao Atlas, com uma breve paragem no coração das florestas de cedros para degustar um chá de menta preparado por berberes locais e onde poderemos ver uma das muitas colonias de macacos que habitam a floresta. Daqui seguimos até Midelt para nova paragem para o nosso almoço pic-nic. Continuamos para sul pelo pelo Vale do Ziz, um dos vales mais bonitos de Marrocos, antigo percurso de acesso ao Tafilalet, disputado ao longo de séculos pela sua importância estratégica por onde passavam muitas mercadorias vindas dos extensos palmeirais do sul (Tafilalet). Merzouga é o nosso destino, esta pequena cidade de deserto tem crescido a reboque do turismo atraido pelo seu magnífico monte de areia, o Erg Chebby. A primeira noite junto das dunas não podia ser de outra maneira, num acampamento berbere de luxo onde aproveitaremos para descansar deste dia longo à volta da fogueira com o tradicional chá de boas vindas, tão tipico deste povo hospitaleiro como muito poucos. Jantar no acampamento.

Depois de uma noite bem dormida vamos descobrir Merzouga, o seu Erg Chebby, o monte de dunas mais setentrionais de Marrocos e mais umas surpresas que este pedaço de deserto tem para nos oferecer. O extraordinário monte de areia, de uns 40 km de comprimento e uma largura de 10 km, atinge uma altura de mais de 300 metros, figurando entre as dunas interiores maiores do mundo. Teremos apenas este dia para usufruir das dunas e da experiência incrivel que é conduzir nelas. Uma oportunidade para adquirir mais um pouco de técnica de condução TT num terreno tão particular. Vamos ainda descobrir como se vive por aqui, conhecer famílias nómadas e levar um choque de cultura e humildade. Se o tempo estiver de feição ainda podera retemprar energias na piscina do albergue antes do jantar.

Deixamos Merzouga para um dia tranquilo sempre por pistas mistas de areia e alguma pedra, passando por dunas e lagos secos. Uma paragem junto a gravuras rupestres encontradas há pouco tempo, provam a existência de nómadas nesta região há já milhares de anos atras. O calor costuma ser intenso por estas paragens, e nada como uma sombra fresca de um albergue em pleno deserto para a pausa do almoço e refrescar um pouco o corpo. Restam poucos kilometros até ao destino, mas as paisagens arrebatadoras vão obrigar a várias paragens para contemplar a beleza desta natureza árida. A noite será num albergue no meio desta paisagem inóspita, um espaço acolhedor onde seremos tratados como família. Depois do jantar a tradicional animação pelo staff ao som de djambés e guitarra electrica de ritmos berberes.

Deixamos o deserto para regressar às montanhas do Atlas. Mas antes um pequeno desvio para visitar Cara Medouar é quase obrigatório. Este dia relativamente rolante ainda assim com alguns kms de pista que não vai deixar de surpreender pelas paisagens montanhosas do Alto Atlas Oriental. O itinerário segue já com a montanha no nosso horizonte, que esconde parte do percurso que acompanha um desfiladeiro onde o verde dos campos agrícolas, que crescem à sombra das escarpas rochosas da montanha, contrasta com a cor do adobe que é usado para construir as suas aldeias. As Garantas do Todra serão paragem obrigatória no caminho para Dades. A imponência destas gargantas e vistas panoramicas do enorme palmeiral que se estende até às “Portas do Atlas” são uma das paisagens mais incriveis de Marrocos. Daqui seguem até Boulmane Dades, o destino deste dia, onde vos espera um hotel exclusivo com o Vale do Dades a seus pés. Jantar no Hotel Xaluca Dades. 

Este dia será totalmente dedicado ao Atlas com muitos kms de pistas de montanha. A saída do hotel deverá ser cedo para poderem apreciar as paisagens de montanha até cruzarem todo o imponente Atlas. O destino de hoje é Ouzoud, uma pequena vila atraída por milhares de visitantes todo o ano pelas suas belas cascatas que irão visitar no dia seguinte. Alojamento na Kasbah D’Ouzoud com jantar.

Depois de um dia longo com o Atlas já ultrapassado e de uma noite bem descansada, a manha deste dia será para desfrutar deste incrivel lugar com uma passeio a pé até à hora do almoço para descobrir as Cascatas de Ouzoud. Com cerca de 110 m de altura são consideradas as mais altas do país, atraem turistas do mundo inteiro graças a sua proximidade com Marraquexe, o nosso destino de hoje. Se o tempo permitir ainda poderemos fazer uma visita a aldeia medieval de Tanermelt conhecida pela aldeia mexicana e o souk da aldeia visinha Ait Tagla. A chegada a Marraquexe deverá ocorrer ao fim da tarde. Depois do jantar no hotel e como já é hábito poderemos fazer uma visita noturna à principal atração de Marraquexe, para sentir o fernezim deste lugar unico... a Praça Jema El Fna.

Neste dia vamos descobrir a “pérola vermelha” a mais bela e emblemática cidade de todo o Magrebe. O primeiro nome da cidade foi Marroukech (“vai-te depressa”)… embora hoje em dia muitos visitantes fiquem aqui para sempre, entre os souks e as ruelas sombrias, bebendo chá de menta, escutando os seus músicos, aguadeiros ou saltimbancos na famosa, exótica e frenética Praça Jemaa el Fna. Preparamos para a manhã uma visita (facultativa) aos principais monumentos e deixaremos para depois do almoço a visita à medina para as habituais compras. Jantar no hotel. 

Em horario a combinar seguimos para Tanger, numa etapa de ligação sempre por autoestrada. A chegada a Tanger a meio da tarde permitira uma visita à renovada medina de Tanger. Um lugar cheio de história e vida, onde poderá aproveitar para fazer as ultimas compras nas muitas lojas de lembranças espelhadas pela suas ruas estreitas com vista para o estreito de Gibraltar. A nova marina de laser de Tanger tambem merece uma visita. Esta obra moderna que veio revitalizar toda a marginal de Tanger transformou a cidade numa metropole moderna cheia de glamour. Jantar no hotel.

Saída em horário a combinar, pela madrugada, para a travessia de ferry do porto de Tanger Med para Algeciras em Espanha. Regresso casa.

FIM DA VIAGEM 

FERRY 

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 

Liquidação de 30% do valor total no acto da inscrição, os restantes 70% até 30 dias antes do início da viagem.

????
????
?????

Inclui

  • Seguro de viagem
  • Taxas e IVA
  • T-shirt da expedição
  • 8 noites em hotéis 4 & 5 estrelas em regime Meia Pensão
  • 1 noite em acampamento de luxo em Meia Pensão
  • 1 noite em albergue 3 estrelas no deserto
  • Entradas nos Museus e Palácios nas visitas previstas no programa com guias locais em Chefchaouen, Fez e Marraquexe

Não Inclui

  • Refeições e bebidas não indicadas no programa
  • Extras de caracter pessoal
  • Combustível
  • Ferry
  • Viaturas
A partir de
1.230€ por pessoa
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.